A prática educativa deve buscar situações de aprendizagens que reproduzam contextos cotidianos nos quais, o aluno possa remeter–se a uma situação real, ou seja, deverá partir de uma abordagem vivenciada para obter significância a este. O aluno portador de necessidades educativas especiais exige do profissional que o acompanha um planejamento educacional voltado para a sua singularidade, algo que atenda suas necessidades particulares, uma prática educativa que vise a inclusão e o acesso ao seu pleno desenvolvimento. Atualmente trabalho com uma Classe Especial, TGD, Transtorno Global do Desenvolvimento - Autistas. A turma é composta por 2 (dois) alunos. Fazer a opção em cursar Especialização em Mídias na Educação, foi por mim vista como uma alternativa de estar inovando minha prática pedagógica. Poder propor ao meu educando alternativas de uma aprendizagem mais acessível dentro de suas limitações.
Ao iniciar a disciplina Integração em Mídias na Educação, todas as minhas perspectivas sobre o curso "caíram por terra". Não conseguia enxergar possibilidades de aplicar as atividades propostas com crianças autistas. Contudo, busquei vencer os obstáculos que surgiam. Fora sem dúvidas um desafio! Superar? Não sabia nem por onde começar... Enfim, coloquei a "mão na massa" e fiz acontecer! Hoje ao findar a disciplina, vejo que nada é impossível à partir do momento que nos propomos a alcançar. O novo é um desafio fascinante!
A cada atividade via diante de mim um abismo...
Mais concluí a todas...
Algumas com facilidade, outras com certa dificuldade e até aquelas que jurava não conseguir.
A cada trabalho entregue tive o sentimento de dever cumprido! E cumprido com eficácia.
E o resultado?
Aprimoramento da práxis diária em sala de aula. Passei a ver meus alunos, portadores de limitações, como seres capazes de evoluir cognitivamente. Comecei a aplicar conhecimentos tecnológicos facilitadores de um processo de ensino aprendizagem voltado para o real, os quais traduzem a estes significado ao que é aprendido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário