Eis alguns planejamentos executados:
PLANEJAMENTO PARA USO DAS TIC’s EM SALA DE AULA
Histórico da Escola:
A Escola Classe 16 situa-se na Cidade Satélite de Ceilândia – Distrito
Federal. Atualmente conta com 840 alunos efetivamente matriculado nas
modalidades de Educação Infantil, Educação Especial (Classes de Deficientes
Intelectuais e Transtorno Global do Desenvolvimento) e Ensino Fundamental de 1º
ao 5º ano. Totalizando 38 turmas nos turnos matutino e vespertino. A Escola
ainda conta com Serviço Especializado de Apoio a Aprendizagem , Sala de Apoio a
Aprendizagem e Orientação Educacional.Todos os alunos da Escola contam também
com atividades em Laboratório de Informática, Parque e Sala Multimídia.
Perfil dos Alunos:
A Classe Especial, Turma “C” é composta por 2 (dois) alunos,
caracterizados com Transtorno Global do Desenvolvimento – Autistas.
O Transtorno Global do Desenvolvimento pode ser entendido como um atraso
global no desenvolvimento da criança.
Dentre as características mais comuns dos alunos atendidos
especificamente nesta turma pode-se enumerar:
·
Alunos com idade entre 6 e 7 anos;
·
Falta de linguagem verbalizada;
·
Pouca concentração;
·
Necessidade de estímulo constante;
·
Bastante agitação;
·
Mesmo com a ausência de comunicação verbal os
alunos demonstram assimilação de conteúdos trabalhados;
·
Alunos com instabilidade emocional.
Responsável
pela Aplicação do Planejamento:
Professora
Regente: Andreza Cristina da Silva Ferreira Gomes
Público Alvo:
Classe
Especial TGD – Turma “C” – Vespertino
Conteúdo:
Cores
Período de Realização:
29/07 ao final do bimestre.
Objetivo Geral:
Reconhecer e identificar as cores.
Objetivos Específicos:
·
Identificar as cores em diferentes situações;
·
Reconhecer as cores com o uso de materiais
concretos;
·
Desenvolver a habilidade realizar seriação de
objetos tendo a cor como comando;
·
Realizar jogos que trabalhem as cores.
Desenvolvimento:
A seleção do
conteúdo, partiu da necessidade de o aluno conhecer as cores, de maneira
dinâmica e prazerosa, facilitando assim a sua assimilação.
Durante a aula
de Informática, será proposto aos alunos o Jogo das Cores – da Coleção de CD Room
Coelho Sabido – Volume Maternal, onde a
professora Regente irá acompanhar um
aluno e a professora do Laboratório de Informática o outro para que ambos
possam desenvolver a atividade completa.
Ao retornar para
a sala de aula a professora fará a exploração oral das cores com o uso de
materiais concretos. Salientando que esta exploração deverá ser repetitiva e
apresentando materiais de uso cotidiano, de forma a parecer o mais real
possível ao aluno.
Partindo dessa
exploração, serão realizadas uma gama de atividades no decorrer da semana:
·
Pintura a dedo com tinta guache utilizando as
cores vermelho, amarelo, azul e verde;
·
Seriação de objetos variados obedecendo a
separação de cores vermelho, amarelo; azul e verde;
·
Identificação de objetos obedecendo a cor sugerida
pela professora;
·
Ouvir músicas que retratem as cores;
·
Ouvir a História das Cores, contada pela
Bibliotecária da Escola;
O trabalho com o
aluno TGD deve ser de caráter bastante repetitivo, ou seja, é uma ida e volta,
o educador deve estar explorando-o diariamente na rotina de sala de aula, uma
vez que não existe uma resposta imediata por parte do aluno, é sem dúvidas uma
construção diária.
O jogo utilizado
será incorporado às atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática
durante todo o decorrer do bimestre.
Parcerias:
·
Professora de Informática;
·
Professora da
Biblioteca.
Recursos:
·
Computador;
·
CD-Room;
·
Músicas;
·
Histórias;
·
Tinta Guache;
·
Materiais concretos (blocos lógicos, palitos de
picolé, brinquedos, frutas, dentre outros;
·
Papel pardo;
·
Atividades xerografadas;
·
Toca CD;
·
CD.
Avaliação:
A avaliação do
trabalho será processual e contínua, através das habilidades adquiridas. Ou
seja, o processo avaliativo se dará diariamente, pois como já foi dito o aluno
autista ele trilha uma rotina, a qual deverá diariamente explorar habilidades
adquiridas anteriormente.
PLANEJAMENTO PARA USO DAS TICs NA EDUCAÇÃO
O planejamento de aula à seguir será
aplicado em Classe Especial – TGD -
composta por 02 (dois) alunos portadores de Autismo, regularmente
matriculados na Escola Classe 16 de Ceilândia.
A proposta de trabalho surge à partir da
necessidade dos alunos em ter contato com
o desenvolvimento de sua vida funcional, ou seja, a rotina diária de
trabalho é baseada no que traz significado para a vida cotidiana do educando, é
preciso se buscar recursos concretos para que o contato com tais seja o mais
real possível.
PLANO DE AULA
Ø PÚBLICO ALVO:
Alunos da Classe
Especial,Turma “C”, turno vespertino
Ø RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO:
O trabalho será desenvolvido pela professora regente da
classe, com o auxílio da monitora da turma.
Ø CONTEÚDO:
Esquema Corporal
Ø PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
05/07/2013 - 14:00 às
17:00hs.
Ø JUSTIFICATIVA:
Como já foi relatado anteriormente, o
aluno com Necessidades Especiais, é dotado de uma série de dificuldades que
variam de acordo com suas limitações. A escola por sua vez, exerce o papel de
acompanhar e propor ações que facilitem o desenvolvimento íntegro deste
cidadão. As estratégias que são recomendadas para aplicação devem ser
implementadas de acordo com a necessidade particular do aluno.
A seleção do conteúdo, partiu da
necessidade de o aluno conhecer as partes do seu corpo, de maneira dinâmica e
prazerosa, facilitando assim a sua assimilação.
Ø DESENVOLVIMENTO DA AULA / ESTRATÉGIAS:
Com o uso da música “Se quiser entrar
na casa do Zé”, os alunos serão incentivados a dançar fazendo os movimentos na
música indicados (movimentos das partes do corpo). Em seguida, a professora
norteará o trabalho excitando o movimento de apontamento e reconhecimento das
partes do corpo dos próprios alunos
(salienta-se que o apontamento se faz por não apresentarem linguagem verbalizada)
diante do espelho da sala de aula.
Com o uso do desenho do corpo humano
em forma de um quebra cabeças “gigante”, os alunos terão a oportunidade de
estarem identificando a posição correta das partes ao montarem o jogo.
Para finalizar, ambos terão os corpos
desenhados em folhas de papel pardos, onde fixarão fichas com respectivos nomes
das partes nos locais adequados e os trabalhos expostos no mural da sala.
Ø RECURSOS MATERIAIS:
Rádio / CD;
Jogo – Quebra Cabeças;
Papeis Pardos;
Fichas;
Pincéis:
Espelho.
Ø AVALIAÇÃO
A avaliação do trabalho será processual
e contínua, através das habilidades adquiridas. Ou seja, o processo avaliativo
se dará diariamente, pois como já foi dito o aluno autista ele trilha uma
rotina, a qual deverá diariamente explorar habilidades adquiridas
anteriormente.
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