terça-feira, 15 de outubro de 2013

Planejamentos

Eis alguns planejamentos executados:




PLANEJAMENTO PARA USO DAS TIC’s EM SALA DE AULA


Histórico da Escola:
A Escola Classe 16 situa-se na Cidade Satélite de Ceilândia – Distrito Federal. Atualmente conta com 840 alunos efetivamente matriculado nas modalidades de Educação Infantil, Educação Especial (Classes de Deficientes Intelectuais e Transtorno Global do Desenvolvimento) e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. Totalizando 38 turmas nos turnos matutino e vespertino. A Escola ainda conta com Serviço Especializado de Apoio a Aprendizagem , Sala de Apoio a Aprendizagem e Orientação Educacional.Todos os alunos da Escola contam também com atividades em Laboratório de Informática, Parque e Sala Multimídia.

Perfil dos Alunos:
A Classe Especial, Turma “C” é composta por 2 (dois) alunos, caracterizados com Transtorno Global do Desenvolvimento – Autistas.
O Transtorno Global do Desenvolvimento pode ser entendido como um atraso global no desenvolvimento da criança.
Dentre as características mais comuns dos alunos atendidos especificamente nesta turma pode-se enumerar:
·         Alunos com idade entre 6 e 7 anos;
·         Falta de linguagem verbalizada;
·         Pouca concentração;
·         Necessidade de estímulo constante;
·         Bastante agitação;
·         Mesmo com a ausência de comunicação verbal os alunos demonstram assimilação de conteúdos trabalhados;
·         Alunos com instabilidade emocional.

Responsável pela Aplicação do Planejamento:
Professora Regente: Andreza Cristina da Silva Ferreira Gomes

Público Alvo:
Classe Especial TGD – Turma “C” – Vespertino

Conteúdo:
Cores

Período de Realização:
29/07  ao final do bimestre.

Objetivo Geral:
Reconhecer e identificar as cores.

Objetivos Específicos:
·         Identificar as cores em diferentes situações;
·         Reconhecer as cores com o uso de materiais concretos;
·         Desenvolver a habilidade realizar seriação de objetos tendo a cor como comando;
·         Realizar jogos que trabalhem as cores.

Desenvolvimento:
A seleção do conteúdo, partiu da necessidade de o aluno conhecer as cores, de maneira dinâmica e prazerosa, facilitando assim a sua assimilação.
Durante a aula de Informática, será proposto aos alunos o Jogo das Cores – da Coleção de CD Room Coelho Sabido – Volume  Maternal, onde a professora Regente irá  acompanhar um aluno e a professora do Laboratório de Informática o outro para que ambos possam desenvolver a atividade completa.
Ao retornar para a sala de aula a professora fará a exploração oral das cores com o uso de materiais concretos. Salientando que esta exploração deverá ser repetitiva e apresentando materiais de uso cotidiano, de forma a parecer o mais real possível ao aluno.
Partindo dessa exploração, serão realizadas uma gama de atividades no decorrer da semana:
·         Pintura a dedo com tinta guache utilizando as cores vermelho, amarelo, azul e verde;
·         Seriação de objetos variados obedecendo a separação de cores vermelho, amarelo; azul e verde;
·         Identificação de objetos obedecendo a cor sugerida pela professora;
·         Ouvir músicas que retratem as cores;
·         Ouvir a História das Cores, contada pela Bibliotecária da Escola;

O trabalho com o aluno TGD deve ser de caráter bastante repetitivo, ou seja, é uma ida e volta, o educador deve estar explorando-o diariamente na rotina de sala de aula, uma vez que não existe uma resposta imediata por parte do aluno, é sem dúvidas uma construção diária.

O jogo utilizado será incorporado às atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática durante todo o decorrer do bimestre.


Parcerias:

·          Professora de Informática;

·          Professora da  Biblioteca.


Recursos:

·          Computador;

·          CD-Room;

·         Músicas;

·         Histórias;

·         Tinta Guache;

·         Materiais concretos (blocos lógicos, palitos de picolé, brinquedos, frutas, dentre outros;

·         Papel pardo;

·         Atividades xerografadas;

·         Toca CD;

·         CD.


Avaliação:
A avaliação do trabalho será processual e contínua, através das habilidades adquiridas. Ou seja, o processo avaliativo se dará diariamente, pois como já foi dito o aluno autista ele trilha uma rotina, a qual deverá diariamente explorar habilidades adquiridas anteriormente.

 




PLANEJAMENTO PARA USO DAS TICs NA EDUCAÇÃO

O planejamento de aula à seguir será aplicado em Classe Especial – TGD -  composta por 02 (dois) alunos portadores de Autismo, regularmente matriculados na Escola Classe 16 de Ceilândia.
A proposta de trabalho surge à partir da necessidade dos alunos em ter contato com  o desenvolvimento de sua vida funcional, ou seja, a rotina diária de trabalho é baseada no que traz significado para a vida cotidiana do educando, é preciso se buscar recursos concretos para que o contato com tais seja o mais real possível.

PLANO DE AULA

Ø  PÚBLICO ALVO:
Alunos da Classe Especial,Turma “C”, turno vespertino

Ø  RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO:
O trabalho será desenvolvido pela professora regente da classe, com o auxílio da monitora da turma.

Ø  CONTEÚDO:
Esquema Corporal

Ø  PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
05/07/2013  - 14:00 às 17:00hs.

Ø  JUSTIFICATIVA:
Como já foi relatado anteriormente, o aluno com Necessidades Especiais, é dotado de uma série de dificuldades que variam de acordo com suas limitações. A escola por sua vez, exerce o papel de acompanhar e propor ações que facilitem o desenvolvimento íntegro deste cidadão. As estratégias que são recomendadas para aplicação devem ser implementadas de acordo com a necessidade particular do aluno.
A seleção do conteúdo, partiu da necessidade de o aluno conhecer as partes do seu corpo, de maneira dinâmica e prazerosa, facilitando assim a sua assimilação.

Ø  DESENVOLVIMENTO DA AULA / ESTRATÉGIAS:
Com o uso da música “Se quiser entrar na casa do Zé”, os alunos serão incentivados a dançar fazendo os movimentos na música indicados (movimentos das partes do corpo). Em seguida, a professora norteará o trabalho excitando o movimento de apontamento e reconhecimento das partes do corpo dos próprios   alunos (salienta-se que o apontamento se faz por não apresentarem linguagem verbalizada) diante do espelho da sala de aula.
Com o uso do desenho do corpo humano em forma de um quebra cabeças “gigante”, os alunos terão a oportunidade de estarem identificando a posição correta das partes ao montarem o jogo.
Para finalizar, ambos terão os corpos desenhados em folhas de papel pardos, onde fixarão fichas com respectivos nomes das partes nos locais adequados e os trabalhos expostos no mural da sala.

Ø  RECURSOS MATERIAIS:
Rádio / CD;
Jogo – Quebra Cabeças;
Papeis Pardos;
Fichas;
Pincéis:
Espelho.

Ø  AVALIAÇÃO
A avaliação do trabalho será processual e contínua, através das habilidades adquiridas. Ou seja, o processo avaliativo se dará diariamente, pois como já foi dito o aluno autista ele trilha uma rotina, a qual deverá diariamente explorar habilidades adquiridas anteriormente.








      

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